O benefício das mandalas

 

-------------------------------

 

Para Jung, " 'Mandala', em sânscrito, significa círculo. Este termo indiano designa desenhos circulares rituais." 

O nome mandala remete à vibração, ao mágico, ao que encanta e ao que cria. Tudo no universo, se bem observado, tem uma mandala. Uma roda de fogueira, o sol, a lua, o ventre materno, as flores, entre tantos outros elementos.

A mandala tem como característica principal a simetria, onde no círculo há um ponto central, em que se originam desenhos repetitivos, simétricos e harmônicos entre si.

Uma mandala é sagrada e carrega em si uma energia de proteção, de amor, de luz.

As mandalas são utilizadas de forma terapêutica, pois o simples fato de olhá-las pode modificar a energia de quem a observa e a do ambiente ao redor, emanando vibrações de harmonia, gerando um processo de cura.

Ao criar mandalas, coloco minha melhor energia na elaboração e intencionando uma energia positiva, utilizo o benefício das cores com potencial de harmonização, proteção e purificação de quem irá recebê-la. O uso das mandalas para o desenvolvimento pessoal e espiritual pode servir ainda para ativar, energizar, irradiar, concentrar, absorver, transformar, transmutar, curar e espiritualizar.

A disposição de uma mandala em um ambiente além de decorar, cria um campo energético positivo. Aliada com música, incensos, velas ou cristais pode alterar a energia do ambiente e a de quem a observa.

É comprovado o uso terapêutico com a utulização de mandalas, desde a medicina tradicional até as mais modernas terapias holísticas, proporcionando cura física, emocional, psíquica e mental. Jung sugere que o uso terapêutico das mandalas pode ajudar na concentração, reconciliação interior, consciência individual e coletiva.

Após concluir uma mandala, realizo uma limpeza por meio de Reiki e benzimento, para depois seguir seu caminho e cumprir seu objetivo de harmonização de quem irá recebê-la intencionando as melhores energias positivas.

 

-------------------------------

 

Bibliografia consultada

FIORAVANTI, Celina. Mandalas: como usar a energia dos desenhos sagrados. Ilustrações de Vagner Vargas. São Paulo: Pensamento, 2017.

JUNG, C. G. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

SOUSA, Maria Daniela Pereira de. Mandalas ou O círculo mágico: uma abordagem em contexto educativo. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Artística) - Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2012.

BuscaIntegrada
Sobre a loja

Mandalas em pontilhismo sob encomenda. Faço mandalas personalizadas com vibração e energia! Encomende a sua. Entre em contato comigo e conversamos sobre a sua mandala pessoal.

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos
  • Site Seguro

Raquel Bernadete Machado - CPF: 823.311.629-72 © Todos os direitos reservados. 2025